6 dicas incríveis de decoração para a chegada do novo filho!
A chegada do filho é um momento muito especial na vida da família. Não é à toa que os pais planejam com muito cuidado e carinho a decoração do quarto do bebê. E, como é de se esperar, muitos questionamentos surgem neste momento.
Afinal, quais as melhores cores e revestimentos? E a iluminação, como deve ser? Essas são algumas perguntas comuns. Se você também as tem, acompanhe este post! Nele vamos esclarecer estas e outras dúvidas sobre como decorar o quarto para a chegada do filho!
1. Aposte em alguns itens básicos
Decorar um ambiente é uma tarefa que demanda tempo e atenção. Principalmente quando é para o quarto do bebê. A preocupação inicial é com a higienização, para evitar a proliferação de microorganismos e bactérias.
Carpetes, por exemplo, são difíceis de manter limpos, sendo melhor é evitá-los. Uma boa opção são os pisos vinílicos. Atóxicos, eles permitem limpeza diária com um pano úmido e lavagens (para acidentes com a mamadeira, por exemplo).
Já os berços precisam de certificação do INMETRO. Além disso, existem outros itens que precisam estar na lista, como trocador, cômoda e poltrona.
2. Utilize cores suaves
O quarto do bebê pede uma paleta de cores que transmita tranquilidade. Os pequenos são muito sensíveis, logo, misturas e contrastes fortes podem incomodar. Opte por tons pastel e tonalidades bem clarinhas.
Se você quer um ambiente mais neutro — fugindo do antigo “rosa para meninas, azul para meninos” — uma ótima opção são as paletas com cinzas, amarelos, brancos e beges.
3. Escolha uma iluminação leve
Para preparar o ambiente para a chegada do filho é importante se preocupar também com a iluminação do quarto. Use temperaturas de cor aconchegantes, como amarelo, e focos indiretos.
Uma ótima opção é usar dimmers, que controlam a intensidade da luz. Nesse caso, cuidado com a escolha do tipo de lâmpada: as de LED são bem mais econômicas, porém nem todos os modelos são dimerizáveis.
4. Seja criativo
O reaproveitamento é uma ótima forma de fazer uma decoração especial e personalizada. Você pode usar uma antiga gaiola para guardar os bichinhos de pelúcia ou armazenar fraldas e toalhas, por exemplo, em cestos de vime.
Uma bandeja de prata também pode servir como base para guardar os potes com algodão e outros produtos para o trocador. Ideia é o que não falta! Então coloque a criatividade para funcionar!
5. Aplique adesivos
Adesivos são uma forma prática e criativa para decorar o ambiente. Além disso, eles podem ser trocados de acordo com o crescimento do bebê. Por serem financeiramente acessíveis, é possível investir na criação de um tema personalizado, com base em um personagem infantil ou de uma imagem que seja importante e significativa para você.
6. Recicle móveis e acessórios
Com a ansiedade para a chegada do filho nem pensamos como é possível reciclar para decorar. Mas as técnicas de DIY (do it yourself, em português, faça você mesmo) estão na moda, são econômicas e deixarão sua decoração exclusiva.
Aproveite aquela cômoda que está ocupando espaço, sem uso, ou o armário que você herdou de seus avós. Com um pouco de tinta e carinho é possível convertê-los em lindas peças para o quarto do bebê!
Não há regra para a decoração deste ambiente tão especial, é preciso apenas levar em consideração o conforto do bebê e o seu estilo. Com atenção, carinho e paciência você conseguirá montar o quarto dos sonhos!
Gostou das nossas dicas para decorar o quarto e aguardar a chegada do filho? Quer receber outras dicas como estas? Não deixe de assinar nossa newsletter!