Acabamento em gesso
Conheça as vantagens
Se você está envolvido na construção ou na reforma de um imóvel sabe que existem diferentes técnicas para revestir, rebaixar ou dividir um ambiente. O acabamento em gesso é uma das possibilidades.
Aproveite nosso artigo para entender mais sobre o assunto e descobrir as principais vantagens desse método.
O que é o acabamento em gesso?
O gesso usado na construção e decoração é um pó branco obtido da extração da gipsita — uma rocha bastante comum no solo brasileiro. Quando misturado com água, ele apresenta características de cola, além de boa resistência e maleabilidade.
Mesmo sendo prático, o gesso ainda é subutilizado no país, já que a preferência nacional é pela alvenaria tradicional (cimento e tijolos). Isso acontece porque muitos associam o som oco produzido ao bater nas paredes feitas do material com baixa qualidade. Um engano, pois o gesso, desde que não exposto à água diretamente, é muito durável e resistente.
Na Europa, EUA, Canadá e Japão é muito comum apostar no acabamento em gesso para paredes e tetos nas áreas internas das construções. Isso porque ele oferece maior conforto térmico e acústico. Ao usá-lo no seu imóvel, você também aumenta a resistência ao fogo, pois ele é menos inflamável do que a massa corrida ou a madeira.
Como usar o gesso na construção e decoração?
Dependendo da sua necessidade ou desejo, é possível usar diferentes técnicas para fazer o acabamento em gesso.
Você provavelmente já ouviu falar — ou viu em revistas e sites — sobre painéis e adornos (molduras, sancas) fabricados com esse material. Porém, o uso dele pode ir além: é possível usá-lo para levantar paredes, divisórias, colunas e muitas outras possibilidades.
Aliás, para quem deseja incluir nichos na parede — uma boa opção para o quarto dos pequenos — o uso do drywall, que são placas de gesso com estrutura em aço e papel cartonado, pode facilitar e diminuir consideravelmente o orçamento da obra.
O mesmo serve para quem quer rebaixar o teto ou instalar spots embutidos: o uso desse acabamento é mais prático para todas essas situações e permite criar um projeto luminotécnico aconchegante e sofisticado.
Quais as principais vantagens do acabamento em gesso?
No decorrer do post já abordamos algumas das vantagens de usar o acabamento em gesso: praticidade, segurança e preço mais baixo.
Contudo, vamos além, indicando que o gesso pode representar também uma escolha mais sustentável para o seu apartamento, já que o drywall é uma das técnicas mais comuns de construção a seco, dispensando o uso de água, areia e cimento — e diminuindo o desperdício de recursos naturais.
Outra vantagem é a rapidez da técnica. O gesso não requer finalização com massa corrida, por exemplo. A tinta pode ser aplicada diretamente, poupando tempo e dinheiro, sem abrir mão da qualidade no resultado final.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a finalizar a construção ou reforma do seu lar com muito estilo e bom gosto, usando o acabamento em gesso.
Ficou com alguma dúvida ou quer dividir conosco a sua experiência? Deixe seu comentário abaixo!