Conheça os melhores investimentos para quem quer comprar um imóvel
A compra de um imóvel pode representar um desafio complexo para muitas pessoas, porque envolve um planejamento financeiro eficiente. Na tentativa de reduzir gastos, alguns compradores optam pelo financiamento. No entanto, em vez de contrair uma dívida, você já pensou que apostar em investimentos para comprar um imóvel pode ser uma melhor opção?
O financiamento, que pode ser feito junto a um banco, instituição financeira ou à própria construtora, envolve o pagamento de taxas e juros. Quando você opta por investir, os retornos são maiores, pois é você quem recebe os juros.
De olho nessa oportunidade, preparamos este artigo que apresenta os melhores investimentos para quem quer comprar um imóvel. Confira!
Tesouro Direto
O mercado de títulos públicos, também conhecido como Tesouro Direto, é um investimento de renda fixa de baixo risco. Ao investir nele, você já conhecerá as condições sob as quais o seu investimento será remunerado, como a taxa Selic. Para saber quanto cada instituição financeira cobra na compra dos títulos, consulte o site do Tesouro Direto.
Em 2017, o Tesouro Direto bateu recorde de investimento e somou R$ 19,4 bilhões. Isso se deve à combinação da inflação elevada com os juros altos, fazendo com que a renda fixa alcançasse um rendimento bem superior à poupança.
Certificado de Depósito Bancário (CDB)
Trata-se de um título de renda fixa que é extremamente seguro. Ele é emitido pelos bancos para captar recursos para financiar suas atividades. Podemos compará-lo a um empréstimo que o investidor faz para a instituição financeira. Em troca desse valor, ela devolve o dinheiro corrigido com juros.
Para investir em CDBs, você precisa abrir uma conta de investimentos em uma corretora. A partir dela, você terá acesso aos títulos de diversas instituições. Observe com atenção os prazos e rentabilidades.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
Esse título de renda fixa é emitido por bancos e lastreado por empréstimos imobiliários. A rentabilidade dele pode ser pré ou pós-fixada, permitindo que o investidor saiba o valor que receberá de acordo com o tempo da aplicação (pré) ou se esse valor será influenciado pelas taxas de juros praticadas no mercado (pós).
Entre as suas vantagens, destacamos que a LCI é isenta de Imposto de Renda (IR). Isso garante uma rentabilidade líquida maior, principalmente se o seu investimento for a longo prazo. Escolha um banco ou corretora autorizada para intermediar a compra e a venda desse título.
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
Do ponto de vista de quem investe, o que muda na LCA em relação à LCI é o lastro dos títulos, que passa a ser os empréstimos concedidos ao setor de agronegócios.
A Letra de Crédito do Agronegócio também pode ser pré ou pós-fixada, entretanto, na segunda modalidade, a rentabilidade é baseada em um percentual do CDI, que oscila próximo à Selic. Para investir nesses títulos, escolha um banco ou corretora autorizada que fará a intermediação de compra e venda.
Faça com que o seu dinheiro trabalhe para você. Escolha um dos investimentos para comprar um imóvel e rentabilize as suas finanças.
Gostou do artigo? Entre em contato conosco e permita-se ao prazer de um Monterre, porque você merece!