Quero vender meu apartamento: 5 dicas para fechar negócio
A decisão foi tomada: “quero vender meu apartamento”. O espaço já não é suficiente para acomodar a família, preciso de um condomínio que ofereça melhor estrutura, surgiu uma boa oportunidade no mercado. Seja qual for o motivo, para transformar a vontade em realidade, é preciso saber como fazer uma venda rápida e vantajosa do imóvel atual.
Separamos algumas dicas práticas para você aumentar as chances de achar um novo proprietário para seu apê. Continue a leitura para descobrir!
1. Avalie seu imóvel
As maiores chances de venda de qualquer produto estão na precificação correta. Por isso, deixe de lado o apego emocional ao bem e comece fazendo uma boa avaliação independente — procure um corretor de imóveis de sua confiança — para saber o quanto seu apartamento está valendo.
Além de apontar o valor médio de mercado, alguns profissionais indicam, inclusive, pontos específicos que merecem ser consertados no imóvel para atrair compradores.
2. Faça uma pequena reforma para valorizar
É impressionante como pequenos detalhes podem fazer a diferença! Já que a decisão “quero vender meu apartamento” é final e pede uma resolução rápida, reserve um pequeno orçamento para uma reforma essencial do bem.
Pintura em cores claras e neutras, pequenos consertos hidráulicos e elétricos, somados a um projeto de decoração mostrando todo o potencial de cada canto ajudam na hora das fotos e visitas de interessados. Se você não tem muita ideia de como fazer isso, inspire-se em revistas especializadas e crie o seu espaço.
3. Livre-se da bagunça
Só vai se mudar depois de fechar negócio? Não tem problema. Muitas famílias apresentam imóveis ocupados e conseguem fazer uma ótima — e rápida — venda. Só que é preciso um esforço para manter tudo em ordem na hora de receber os interessados.
Por isso, livre-se da bagunça e tente sempre aplicar a noção do apartamento-vitrine: um cenário bonito e organizado que desperte o desejo do comprador e o faça perceber como ele pode ser feliz ali (assim como você também é ou já foi).
4. Crie ótimos anúncios
Essa é uma dica importantíssima na hora de vender o apartamento com rapidez. Não deixe de anunciar em todos os canais disponíveis. Existem grupos de compra e venda de imóveis em redes sociais, classificados online e impressos, sites especializados, imobiliárias, entre outros.
Perceba quais aqueles que mais se encaixam ao perfil do comprador desejado e capriche nos anúncios. Faça ótimas fotos mostrando em detalhes todos os pontos positivos. Hoje em dia, também é comum a inclusão de vídeos, oferecendo um tour virtual. Vale a pena lembrar: arrumação em dia, tudo no lugar.
Outro ponto que merece atenção é a descrição do anúncio. Não deixe de incluir as informações básicas (área total, número de dormitórios, vagas de garagem, estrutura do condomínio e área de lazer, seus contatos) e também informar sobre a localização (bairro).
5. Responda aos interessados com rapidez
Se a intenção é fazer uma venda rápida e rentável, é necessário foco no atendimento aos interessados. Fique atento e responda o mais rápido possível às perguntas e indagações. Se postou nas redes sociais, lembre-se de verificar a caixa de mensagens, pois se o interessado não é parte de seus contatos, elas podem ficar arquivadas e você não vai ser notificado.
Procure agendar visitas em horários específicos, atraindo o máximo de interessados de uma só vez (um open house). Assim você gera um maior senso de urgência (um apartamento, muitos possíveis compradores) e aumenta as chances de fechar negócio num curto espaço de tempo.
Agora que você já sabe as técnicas para transformar o “quero vender meu apartamento” em “negócio fechado”, não deixe de aplicá-las para conseguir atingir seu objetivo de conseguir um novo lar! Que tal receber outras dicas e informações de decoração e qualidade de vida? Não deixe de assinar a newsletter da Monterre, cujo formulário está no final da página!