5 dicas de planejamento financeiro para a compra de imóvel
Comprar um imóvel é uma decisão muito importante. Trata-se de um investimento que refletirá diretamente na qualidade de vida da sua família, mas que também vai impactar a sua vida financeira por algum tempo.
Porém, com um bom planejamento financeiro é possível alcançar esta conquista sem muitos percalços no futuro. Para lhe ajudar nesta etapa, preparamos este post com algumas dicas sobre como você pode se organizar para realizar a compra de um imóvel de maneira segura. Confira!
1. Registre todos os seus gastos
O primeiro passo para planejar um grande investimento, como a compra de um imóvel, é fazer um levantamento detalhado das suas finanças. Registre todos os gastos em uma planilha, inclusive os menores, para ter uma ideia mais precisa das suas contas.
Assim, você saberá qual é, atualmente, sua capacidade de investimento, e o que é preciso mudar para ampliá-la.
2. Defina o tipo de imóvel que precisa
Para ter uma ideia mais aproximada do investimento que você terá de fazer, é preciso identificar o tipo de imóvel que você deseja. Defina se quer uma casa ou um apartamento, quantos quartos e quantas vagas de garagem necessita, em qual região da cidade gostaria de morar, etc.
Definindo esta estrutura, que impacta no preço do imóvel, você terá uma ideia do valor que terá de desembolsar. Considere uma margem de segurança o limite de 30% de comprometimento de sua renda para os gastos com o futuro imóvel.
3. Considere sua renda ao longo dos anos
Especialmente se você for comprar o imóvel por meio de financiamento, a operação terá impacto em suas finanças por vários anos. Por isso, é importante que você faça uma projeção de como será a evolução de sua renda.
Se você se sente estável na carreira, pode optar por um financiamento maior. Caso contrário, pode buscar outra forma de viabilizar a compra do imóvel, reduzindo os riscos futuros.
4. Poupe para a entrada
Independentemente de já ter escolhido um imóvel, comece a poupar imediatamente. Quanto maior o valor que você tiver em mãos na hora de fechar o negócio, melhor será sua condição para negociar.
E, no caso de optar por um financiamento, quanto maior for este primeiro pagamento, mais leves serão as demais parcelas. E não se esqueça que você pode utilizar o seu FGTS para melhorar a condição de entrada.
5. Considere os gastos extras
Ao avaliar os custos para a compra do seu imóvel, não se esqueça de considerar também os gastos extras. Você terá despesas com custos de cartório, tributos (somente o ITBI — Impostos sobre Transmissão de Bens Imóveis — representa cerca de 3% do valor do imóvel), mudança, alterações, etc.
Não deixe de reservar recursos para estes gastos que você terá já no momento de ocupar o seu novo imóvel.
Estas são apenas algumas dicas para ajudá-lo a organizar as suas finanças para comprar o seu imóvel novo. Com um bom planejamento financeiro você poderá realizar o sonho de adquirir o seu apartamento com mais tranquilidade.
Agora, confira neste outro post por quê chegou a hora de você mudar para uma casa ou apartamento maior.