5 plantas para deixar a casa ainda mais harmônica
Poucos objetos dão tanta vida a um ambiente quanto um vaso de plantas. Elas trazem cor e algumas até contribuem para a limpeza do ar da sua casa. Existem milhares de espécies à disposição, por isso escolher plantas para a casa requer informações sobre qual seria a mais adequada ao espaço que você pretende decorar.
Para decidir quais as melhores plantas para seu apartamento ou escritório, duas características importantes devem ser consideradas: a durabilidade e as necessidades da planta.
Rosa e margarida são lindas, mas, como quase todas as flores, precisam de sol e não duram por muito tempo. Por outro lado, existem plantas que podem decorar a sua casa sem exigir muito trabalho.
A seguir, oferecemos sugestões de 5 plantas para seu apartamento.
1. Lírio-da-paz
Talvez uma das plantas mais versáteis para interiores, o lírio-da-paz é muito popular devido ao brilho de suas folhas verde-escuro e suas flores brancas.
Outra conveniência é que essa planta indica quando precisa de água. Assim, é difícil que ela morra por falta ou excesso de água. Ao ver as folhas murcharem, regue e logo ela estará bonita novamente.
Por necessitar de pouca luz, fica ótimo em ambientes internos que pegam claridade apenas em um período do dia.
2. Jiboia-verde
Como o lírio-da-paz, a jiboia-verde requer pouca luz e poucos cuidados. Por ser uma planta geralmente mais usada como pendente, é ideal para lugares que não podem ter vasos no chão. A cozinha ou a área de serviço são boas opções para essa planta. Jardins verticais na sombra também vão bem com a jiboia-verde, que cresce rápido e se agarra ao engradado, adquirindo um aspecto parecido ao da hera.
3. Língua de sogra
A língua de sogra, também conhecida como espada-de-são-jorge, é uma planta de aparência forte e que fica melhor quando é a estrela do cômodo.
Por isso, é aconselhável colocá-la sozinha, especialmente cercada de paredes e móveis de cores que contrastem com o seu tom verde-escuro.
Já que não exige um um local espaçoso, o seu cantinho dedicado ao home office é perfeito para essa planta.
4. Pacová
A pacová é uma alternativa elegante, dando um ar de sofisticação para o ambiente. Por seu estilo imponente, ela fica melhor na sala de estar ou próxima a uma escadaria.
Essa planta não deve ser exposta à luz direta e deve ser aguada apenas esporadicamente.
5. Begônia
Existem diversos tipos de begônia, mas uma espécie muito encontrada hoje em dia é a begônia rex. Suas folhas vêm em lindas colorações, sendo então muito propícia para o uso decorativo.
Ela precisa de muito pouca água e pelo menos meio dia de luz solar indireta. Por isso, fica muito bem se colocada em uma mesa ou criado-mudo onde não bata sol.
Enfim, a diversidade de plantas para a casa é grande e, para transformar seu espaço, é preciso apenas observar as necessidades de cada uma. Caso você não tenha muito tempo ou disposição para cuidar sempre delas, mas considera ter plantas para harmonizar o seu lar, aposte nas que exigem cuidados mínimos.
Gostou da nossa proposta? Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades em decoração.