Apartamento moderno: como planejar e dicas para decorar
Para uma pessoa se sentir bem no local onde mora, o estilo do imóvel precisa combinar com o momento da vida e com a personalidade. É por isso que, cada vez mais, o apartamento moderno vem ocupando espaço e conquistando a preferência de pessoas de diversas idades.
Afinal, toda essa modernidade interfere na decoração, na estrutura e, consequentemente, no dia a dia dos moradores. No geral, o apartamento moderno oferece praticidade, além de fácil uso e instalação de novas tecnologias. Isso torna a rotina do morador mais fácil e prazerosa.
Quer saber mais? Então conheça as vantagens de ter um apartamento moderno e confira dicas de como
A importância do apartamento moderno nos dias atuais
Se você viveu nos anos 80 ou 90 certamente se lembra de como a vida era outra. A tecnologia não era avançada como hoje, o ritmo de vida era menos agitado e, certamente, as construções poderiam ser muito diferentes do que são hoje.
Para você conseguir comparar melhor o que acontecia há 30 anos e a vida atual, pense na quantidade de equipamentos eletrônicos que você tem em casa. Enquanto nos anos 80 uma ou duas tomadas por ambiente eram suficientes, hoje há inúmeros dispositivos que precisam ser ligados na energia elétrica. Assim, a moradia tem que estar preparada para receber esses eletrônicos que deixam a vida do morador mais divertida, prática e confortável.
Por isso, a primeira importância a ser citada sobre o apartamento moderno é o fato dele ter uma estrutura pronta para receber a tecnologia atual. Quando a construção é recente, ela já vem preparada, por exemplo, para o uso de internet das coisas ou para ligar os mais diferentes dispositivos.
Mas não é só isso. No geral, o apartamento moderno também já chega às mãos do comprador com mais recursos de segurança. Fechadura eletrônica, guarita 24 horas e câmera de segurança são alguns dos itens que fazem com que o apartamento moderno consiga evitar riscos ao morador.
Além desses dois fatores, é preciso pensar no atual momento em relação ao trabalho. Como muitas pessoas atuam em home office, ter um espaço adequado para isso também é necessário. Em um apartamento moderno, comumente, já há uma preocupação com isso e fica mais fácil ajudar o ambiente para a atividade laboral.
Por fim, vale lembrar que além do apartamento moderno trazer todas essas facilidades para a rotina diária, como a facilidade de automação e preocupação com segurança, comumente, essa modernidade vai além da estrutura. A decoração também é diferente e busca optar sempre por recursos que possam facilitar a rotina do morador. Para isso, foca em funcionalidade, harmonia e dispensa excessos.
A modernidade do edifício ajuda
Antes de pensar na decoração do apartamento moderno, é preciso considerar a planta e a construção. Afinal, embora seja possível reformar e usar elementos que deixem o contemporâneo, é fato que a estrutura faz toda a diferença.
Veja algumas características importantes do apartamento moderno, que você deve considerar na hora de comprar o seu.
Condomínio inteligente
Uma das comodidades que um morador de um apartamento moderno pode ter é viver em um condomínio inteligente. Esse é o nome dado àqueles empreendimentos que contam com o uso de tecnologia avançada em seus processos. A ideia é sempre proporcionar mais interação entre os elementos,
Em suma, o condomínio inteligente usa tecnologia que permite que as ferramentas se comuniquem entre si. É o caso, por exemplo, de quando o acesso a um prédio pode ser controlado por um aplicativo. São comodidades, trazidas pela tecnologia, que otimizam os processos e dão mais segurança e qualidade de vida ao morador.
Fachada aerada
A preocupação com o conforto térmico também deve ser levada em conta na construção de um apartamento moderno. É por isso que grandes projetos estão optando pela fachada aerada, que também pode ser chamada de fachada ventilada.
Trata-se de uma forma especial de assentar o revestimento externo, que evita o uso de argamassa. Na fachada aerada, o acabamento fica um pouco distante da estrutura e isso permite a circulação de ar. Dessa forma, proporciona mais conforto térmico e acústico ao morador.
Área de lazer, salão de festas gourmet, espaço confraria e adega
Os edifícios de luxo são construídos, principalmente, nos grandes centros. E essas cidades acabam tendo algumas características como, por exemplo, o trânsito intenso, que faz com que, muitas vezes, a pessoa prefira se divertir no próprio condomínio a sair enfrentar congestionamento e filas fora de casa.
É como se o ideal fosse ter todos os tipos de atividades dentro do próprio condomínio. Dessa forma, o morador só precisaria usar o elevador para chegar a um local para receber os amigos ou se divertir com a família.
É por isso que é importante que o apartamento moderno esteja localizado em um condomínio bem estruturado, que ofereça diversas áreas de uso em comum. Dentre elas, por exemplo:
- Área de lazer;
- Salão de festas gourmet;
- Espaço confraria;
- Adega.
Esses ambientes permitem que o condômino receba pessoas ou até comemore uma data especial, sem sair da segurança e do conforto do condomínio. Assim, fazem com que o apartamento moderno se torne ainda mais adequado ao estilo de vida atual.
Quadra poliesportiva e piscina
Da mesma maneira que é importante ter um ambiente adequado para festejar, o condomínio do apartamento moderno ideal também pensa na prática esportiva. Quem gosta de jogar futsal, basquete ou vôlei, por exemplo, conta com uma quadra poliesportiva para isso. Já quem prefere nadar ou gosta de usar a piscina apenas para se divertir, também conta com esse espaço.
Espaço pets
Quem tem um animal de estimação sabe muito bem que ele é um membro especial da família e como, cada dia mais, as pessoas estão adotando bichinhos e convivendo com ele, quem tem um apartamento moderno também quer garantir o bem-estar do seu animalzinho.
É por isso que os condomínios costumam investir em um espaço pet. Trata-se de uma área adequada e segura, feita especialmente para o morador levar o seu cãozinho para passear e brincar. Assim, esse integrante da família também terá o conforto que precisa.
Sauna
Se o condômino não quiser praticar esportes, nem fazer uma festa, em construções modernas ele também encontra a sauna, que é uma alternativa de atividade. A alta temperatura proporciona relaxamento. Além disso, a sauna é um bom espaço para interagir com os vizinhos e se distrair.
Segurança com alarme IVA e portaria 24h
Por fim, é bom destacar que o condomínio ideal para um apartamento moderno deve se preocupar com a segurança. Para isso, é preciso que haja investimento em itens como portaria 24 horas e alarme IVA.
Como deixar seu apartamento moderno
Além da construção adequada, é interessante ter uma decoração condizente com um apartamento moderno. No geral, ela busca ser funcional e dispensa excessos. Ao mesmo tempo, não dispensa aparatos tecnológicos como, por exemplo, máquinas de bebidas e fechaduras eletrônicas.
Sendo assim, para deixar a decoração moderna você pode seguir as dicas:
- Minimalismo: foque sempre no que é mais funcional e lembre-se de que menos é mais;
- Coloração: branco, preto e cinza estão em alta. Porém, nada impede de usar uma cor mais forte, como o amarelo, por exemplo. Dessa forma, leva-se vida e alegria ao ambiente;
- Iluminação: a decoração do apartamento moderno precisa ter um projeto de iluminação bem definido. Ele também deve aproveitar, ao máximo, a luz natural. Lustres, luminárias e pendentes também podem ser usados;
- Móveis: tendem a ter formatos geométricos e comumente são feitos com itens como, por exemplo, aço inoxidável cromado, vidro, ferro, couro e madeira;
- Automação: o apartamento moderno também se caracteriza pelo uso de tecnologia e integração de diversos sistemas existentes no lar. Por meio da automação, é possível controlar o apartamento moderno à distância.
Resumidamente, tanto a estrutura do condomínio, quanto a decoração, focam sempre em praticidade, funcionalidade e conforto. O apartamento moderno visa oferecer o que há de melhor para quem tem uma rotina cheia de tarefas e com pouco tempo, mas que não quer abrir mão do conforto.
Ainda está em dúvidas? Então veja dicas de como escolher um apartamento de luxo em Belo Horizonte.