Como ter um lar cheio de praticidade, comodidade e segurança
A vida já é muito corrida e agitada fora de casa, por isso, é natural desejar que o seu lar seja um lugar de aconchego. E o que é aconchego? Além do fator emocional, também envolve fatores mais objetivos, como praticidade, comodidade e segurança.
A boa notícia é que é possível tornar esses fatores presentes na sua casa ou seu apartamento. Como? É isso que vamos discutir nesse artigo, por meio de 7 dicas de organização, decoração, preparação de ambientes e soluções tecnológicas para o seu imóvel. A proposta não é oferecer uma resposta pronta, mas despertar sua criatividade. Confira!
1. Pense no que você usa com mais frequência
Quando estiver arrumando a casa e decidindo como guardar as coisas, sempre considere quais objetos você e sua família usam com mais frequência. Esses objetos precisam ficar nos locais mais acessíveis, para garantir praticidade no dia a dia.
Um bom exemplo de organização são os brinquedos das crianças. Se o seu filho tem uma estante de brinquedos, aquele jogo com o qual ele só brinca de vez em quando pode ser colocado nas prateleiras mais altas, que você precisa de uma escadinha para alcançar; enquanto isso, o videogame que ele usa todo dia deve ficar nas prateleiras mais baixas, onde é só estender a mão e pegar.
2. Adote critérios objetivos para escolher seus móveis
Quando você compra um móvel para seu apartamento, é fácil se deixar levar pelo design e pensar apenas no que vai combinar melhor com a decoração. Cuidado! É necessário usar outros dois critérios para fazer boas escolhas: móveis que sejam fáceis de limpar e confortáveis para usar.
É só pensar naquelas cadeiras maravilhosas, que são lindas de olhar, mas dificilmente você consegue ficar sentado por mais de alguns minutos. Se a mobília não é confortável, acaba atrapalhando aqueles bons momentos com a família e os amigos.
Além disso, também existem alguns móveis muito bonitos, mas que são difíceis de limpar. É o caso daquela mesa muito pesada que transforma a tarefa de varrer o chão em um desafio; ou daquele sofá de tecido que, na primeira taça de vinho, vai ficar manchado para sempre.
3. Crie ambientes condizentes com seu estilo de vida
Para ter um lar cheio de comodidade, é preciso que os ambientes da casa ou do apartamento sejam condizentes com seu estilo de vida e com aquilo que é mais importante nela. Essa já é uma perspectiva que você deve manter desde o momento em que escolhe o imóvel ideal.
Por exemplo, se você costuma receber muitos amigos para assistir jogos ou fazer sessões de filme na sua casa, a sala de TV precisa ser um ambiente especialmente amplo e aconchegante. Já se você é casado e tem filhos, e o jantar é um momento importante para sua família, é a sala de refeições que merece se tornar o centro da casa. Se você é um profissional que trabalha remotamente, o que é cada vez mais comum, o escritório deve ser planejado com o máximo cuidado.
4. Escolha as cores certas
Com as cores certas, o ambiente de casa pode mudar completamente! Algumas cores ajudam a deixar os cômodos com uma aparência mais espaçosa, porque trazem claridade. Leve em consideração esse efeito quando estiver escolhendo como vai pintar sua casa. Isso não significa que você não pode usar tons mais fechados na sua decoração, mas é preciso saber aplicá-los do jeito certo!
Além disso, é sabido que diferentes cores evocam diferentes sentimentos. Algumas ajudam a manter o moral alto, outras colaboram para a concentração; algumas evocam a natureza, outras trazem um toque de modernidade. A combinação de cores afeta diretamente a maneira como você se sente e, por isso, deve ser escolhida com cuidado.
5. Aprimore a iluminação
Já que falamos sobre as cores, e o efeito que elas podem ter no ambiente, também vale a pena comentar sobre a iluminação. Você já pensou em adotar um sistema de iluminação inteligente? Com as tecnologias disponíveis, é possível tornar mais prático o controle das luzes de casa e, ainda, economizar bastante com a conta de eletricidade no final do mês.
Alguns dos recursos disponíveis nos sistemas de iluminação inteligente são o controle remoto, por meio de aplicativos; o ajuste de intensidade; o uso de sensores para ativação das luzes apenas quando houver alguém no ambiente.
6. Escolha eletrodomésticos conectados
Se você puder, escolha mais eletrodomésticos conectados para sua casa. Afinal, com o avanço da chamada “Internet das Coisas”, tudo, desde a lavadora de roupas até a geladeira, podem estar conectados à internet.
Dessa maneira, é possível ter um lar com mais praticidade e comodidade, porque tarefas manuais agora são automáticas. Você controla e monitora esses eletrodomésticos com apenas um clique em seu smartphone.
Além dos eletrodomésticos conectados, você também pode contar com aparelhos que servem como uma “central de controle” para sua casa. O mais famoso é a Alexa, da Amazon. Por meio de comandos de voz, você consegue pedir à Alexa que coloque uma música para tocar no som da sala ou aumente a temperatura do ar condicionado.
7. Adote tecnologias de segurança
Tecnologia para sua casa ou apartamento não tem a ver apenas com praticidade e comodidade; alguns recursos colaboram substancialmente para a segurança. Sistemas de câmeras, fechaduras digitais e biométricas, interfones conectados a aplicativos de celular e botões de pânico são bons exemplos.
No caso de quem mora em apartamento, além de considerar as opções que podem ser implementadas na sua própria unidade, também é necessário analisar os recursos oferecidos pelo prédio. Se ele apresenta portaria remota 24 horas, proteção I.V.A com alarmes, sistema de câmeras e elevadores com código de segurança, seu apartamento está muito mais protegido, pois toda essa estrutura torna muito mais improvável que alguém mal intencionado chegue até o seu apartamento.
Nesse artigo, você viu sete dicas para ter um lar cheio de praticidade, comodidade e segurança. Essas dicas vão desde a escolha das cores e da decoração, até os recursos tecnológicos que você implementa na sua casa ou apartamento. Quer descobrir outras formas de construir um verdadeiro lar? Então, se inscreva na newsletter da Monterre e receba nossos conteúdos!