Conheça 4 dicas de papel de parede para quarto infantil
A presença de crianças em uma casa muda totalmente a atmosfera do ambiente, não é mesmo? E é por esse motivo que o quarto delas tem que condizer com a sua personalidade e demonstrar toda a mágica existente na fase da infância.
Para criar esse ambiente lúdico e inspirador, uma das melhores opções em decoração existentes no mercado é o papel de parede para quarto infantil. Ele é versátil, acessível e fabricado nos mais diversos tipos de estampas e texturas. Além disso, alguns tipos são tão práticos que você mesmo pode aplicá-lo sem problemas ou dificuldades.
Que tal conhecer algumas dicas de papel de parede para quarto infantil e se inspirar para a decoração do quarto das crianças? Confira!
1. Papéis de parede estampados são uma ótima opção
Que tal investir em papéis com estampas que possuam os personagens preferidos da criança? Essa é uma dica que deixará o quarto divertido e totalmente com a cara do seu filho.
Entretanto, se o quarto for para uma criança menor, você pode optar por estampas vintage, étnicas, listradas ou com arabescos. É sofisticado, bonito e transforma totalmente a cara do cômodo.
Quando a estampa for mais chamativa, é indicado que o papel de parede seja aplicado em uma ou duas paredes. Ao contrário, quando o papel de parede possui uma estampa mais discreta, você poderá aplicá-lo em todas as paredes e ter um resultado lindo.
2. Escolhas baseadas nas decisões das crianças
Uma boa opção é fazer perguntas para a criança sobre quais cores ela mais gosta, já que as preferências são extremamente pessoais. Nada impede seu filho ou filha de preferirem cores como amarelo e laranja ao rosa ou azul, por exemplo.
Temas como animais e carros tendem a agradar mais aos meninos, enquanto as meninas, em geral, preferem flores e borboletas.
3. Tons neutros são atemporais
Essa é a melhor opção para pais que querem deixar a decoração com gênero neutro e até mesmo para acompanhar o crescimento do pequeno e não datar o ambiente.
Você poderá utilizar papéis de parede em tons pastéis para compor a decoração do quarto, já que são chiques e clássicos. Outra opção clássica é o papel de parede com listras largas na vertical em tons neutros. A diferença que eles conferem à decoração é impressionante.
O amarelo também é uma excelente alternativa para quem quer deixar o quarto sem conotações de gênero, enquanto temas como natureza e animais em geral tendem a agradar tanto meninos como meninas e deixar o quarto com um toque de diversão.
4. Cuidados com a manutenção e instalação
Agora que você já se decidiu em relação à cor ou estampa do papel de parede, é importante saber qual é o material mais apropriado para o quarto de criança, seja em casa ou apartamento.
A indicação é que você opte por algum papel de parede para quarto infantil que possa ser lavado — estes, geralmente, são os vinílicos. Crianças brincam e podem chegar com as mãozinhas sujas e pegar na parede ou até mesmo colori-las com giz de cera.
Para instalar o papel de parede, o primeiro passo é medir a parede que você deseja cobrir para comprar a quantidade correta de rolos. Antes de aplicar, verifique se há buracos ou fissuras na parede e tampe-os. Lembre-se de escolher uma superfície com poucos poros e de limpar o pó que estiver na parede.
Alguns papéis de parede já vêm com cola. Dê preferência a estes se você não tem prática com a aplicação. O papel deve ser aplicado aos poucos de cima para baixo, de maneira que seja possível a eliminação das bolhas de ar. Agora é só cortar os excessos com um estilete e está pronto!
E aí, gostou das dicas? Que tal compartilhar esse post em suas redes sociais? Ele também pode ser útil para seus amigos!