Decoração 29/01/2018

Cozinha americana

Conheça essa tendência de divisão de ambientes

Para quem tem a constante impressão de que o apartamento já não é tão espaçoso, ou para quem está em busca de uma renovação que una funcionalidade e sofisticação, a cozinha americana é a melhor opção.

As bancadas ou ilhas integradas às áreas sociais resolvem o problema do espaço, além de serem ótimas para refeições rápidas e para pôr a conversa em dia com as visitas — mesmo enquanto se prepara o jantar!

Quer saber mais sobre essa tendência? Então continue a leitura e veja por que a cozinha americana pode ser uma excelente opção, além de conferir dicas para colocar esse projeto em prática!

Por que essa é uma ótima tendência?

A cozinha americana caiu no gosto dos decoradores e dos designers de interiores. E não é para menos: além de ser prática e funcional, essa tendência garante mais conforto e elegância para um dos espaços mais utilizados do nosso lar.

Seu principal objetivo é integrar os ambientes, o que é ótimo principalmente para quem mora em apartamento pequeno ou para quem quer otimizar o espaço da casa e promover uma socialização mais aconchegante.

Normalmente, a cozinha americana consiste em uma bancada ou uma ilha entre os cômodos da cozinha e da sala de estar. Há também quem prefira utilizá-la para separar o ambiente de preparo das refeições da sala de jantar.

Inspirada nos modelos de apartamentos americanos, o mais legal dessa estrutura é que ela serve como uma divisão de cômodos e, portanto, é comum à cozinha propriamente dita e, também, à sala.

Como ter uma cozinha americana?

Se você está planejando fazer uma cozinha americana na sua casa ou no seu apartamento, mas ainda não sabe como aliar beleza e funcionalidade, veja essas dicas:

Materiais

As cozinhas americanas têm, em sua grande maioria, um balcão de alvenaria. Como muitas refeições são realizadas na própria bancada ou ilha, a madeira não é a melhor opção por ser mais difícil de higienizar.

O granito e o mármore caem melhor nesse caso. Além de facilitarem na hora da limpeza, esses materiais dão um acabamento muito elegante.

Cores

Muitas pessoas ficam em dúvida em relação às cores da cozinha americana, principalmente por se tratar de uma estrutura que ficará integrada à sala. O melhor é tratá-la como parte da cozinha, combinando as cores com as dos armários.

Para garantir a sensação de aconchego, o ideal é investir em banquetas confortáveis e que combinem com a decoração da sala.

Os tons pastéis são sempre muito bem-vindos. Já o vermelho e o amarelo estão em alta e ficam ótimos para quem gosta de um visual mais moderno.

Estilos de decoração

Uma forte tendência que acompanha a cozinha americana é a decoração com lâmpadas. As luminárias pendentes do teto logo acima da bancada dão um ar intimista, especialmente se forem de cores mais quentes e indiretas.

Outra ideia é optar por um suporte para panelas suspenso acima da ilha. Aliás, o conceito vintage de deixar os utensílios de cozinha à mostra, além de ser muito prático, agrada os mais nostálgicos.

O mais importante nessa tendência é otimizar o espaço da sua cozinha e promover a integração com o ambiente da sala de estar ou de jantar. Portanto, a estrutura deve ser funcional e atender às necessidades e aos gostos da sua família.

Viu só como ter uma cozinha americana pode ser prático? Se gostou das dicas, não deixe de ler também o post no qual explicamos tudo o que você precisa saber antes de comprar o apartamento ideal!

Nós entramos em contato

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.