O que é Feng Shui?
Conheça essa técnica e aplique na sua casa!
Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar a respeito do Feng Shui, poucas realmente sabem os seus princípios e benefícios.
Devido ao foco em cores e em objetos de fácil acesso, essa é uma boa técnica para renovar um ambiente e criar mais harmonia e conforto na sua casa.
Neste post, explicaremos um pouco a respeito do que é Feng Shui e como aplicá-lo no seu apartamento ou no seu escritório.
O que é Feng Shui?
Originado no oriente há mais de 3.000 anos, o Feng Shui é o conjunto de ensinamentos que propõem a organização de espaços de acordo com conhecimentos astrológicos e direções cardinais.
Baseando-se nessas observações, essa técnica milenar pode ser aplicada no seu apartamento de forma a criar um fluxo melhor de energia e sensações específicas em cada ambiente.
Caso você esteja achando um cômodo do seu apartamento triste ou sem vida, talvez algumas soluções do Feng Shui possam te ajudar.
Quais os elementos básicos dessa técnica?
Muito do Feng Shui se baseia em elementos da natureza, cores e coordenadas do espaço a ser trabalhado. O Baguá é um mapa utilizado para identificar correntes de energias que regem diferentes áreas das nossas vidas e onde elas fluem melhor em cada espaço.
Amor, riqueza, família, carreira e saúde são algumas das áreas que, de acordo com o Baguá, estão presentes na configuração física dos nossos lares. O Feng Shui indica decorações específicas para ativar a energia desses espaços e criar uma maior sensação de harmonia.
A cor vermelha, por exemplo, representa o elemento do fogo e deve ser utilizado em áreas que necessitam de vigor e paixão.
Já os tons de marrom remetem à terra e devem estar presentes em lugares nos quais você deseja maior conforto e estabilidade.
O elemento do metal é canalizador de clareza e precisão, o que pode ajudar em locais de trabalho, como um escritório ou home office.
Por fim, a água transmite calma e a renovação, por isso tons de azul são ótimos para quartos de bebê e lavabo.
Vale lembrar que não apenas as cores servem ao propósito do Feng Shui: objetos que remetem aos elementos mencionados também são poderosos aliados na hora de renovar as energias do seu apartamento.
Por exemplo, coloque objetos de metal no seu escritório e fontes em miniatura nas áreas da sua casa regidas pelo elemento água.
Como posso adaptar esses conhecimentos para a minha casa ou apartamento?
O Feng Shui possui uma teoria complexa, e por isso um conhecimento mais aprofundado requer anos de estudos. Porém, hoje temos guias mais simplificados e até vertentes que trabalham com os ensinamentos adaptados para a cultura ocidental.
O Baguá é um ótimo ponto de partida. Use o diagrama para identificar as diferentes áreas de energia no seu apartamento e aposte nas cores e objetos indicados.
Na área de relacionamentos, por exemplo, sugere-se que seja colocado o quarto do casal. Caso isso não seja possível, ainda assim você pode aplicar o Feng Shui ao apostar em objetos e figuras em pares, como duas cadeiras ou dois quadros com formatos parecidos.
Se tratando do ambiente de negócios, a área deve ser a mais iluminada possível e deve conter, principalmente, objetos que remetam à sua paixão, até mesmo quadros com frases inspiradoras.
No fim, o que importa é como as mudanças propostas por esse conhecimento milenar interferem à percepção humana. Muitas pessoas sentem que o Feng Shui contribui para a harmonia da sua casa ou apartamento e, consequentemente, a harmonia pessoal. Tente você também!
Aqui no blog, estamos sempre postando dicas de construção e decoração. Se você quer ficar por dentro das últimas novidades na área, assine a nossa newsletter.