Planta flexível: o que é e quais são os benefícios para você
Já ouviu falar em planta flexível? A tendência que, a cada dia que passa, vem sendo mais procurada por futuros proprietários de imóveis, garante espaços adequados para atender com precisão todas as necessidades de quem vai morar no local.
Somente projetos já desenvolvidos com esse conceito permitem retirar ou reposicionar paredes com facilidade e segurança, abrindo ou fechando ambientes de acordo com o gosto de cada pessoa.
Quer entender um pouco mais como funciona? Então continue a leitura e veja o que é a planta flexível, o que a torna possível, quais suas vantagens e como você pode se beneficiar com ela.
O que é a planta flexível?
A planta flexível é um projeto estrutural que permite modificar com facilidade a distribuição dos espaços de um imóvel. Com isso, o local se torna único e totalmente personalizado, atendendo de forma ainda mais pontual as necessidades de seus moradores.
Ao adquirir um imóvel com planta flexível, você consegue tranquilamente aumentar ou diminuir a quantidade de cômodos, além de ampliar metragens internas, deixando o apartamento exatamente do jeito que sempre sonhou!
Como funciona esse tipo de projeto?
Um problema muito comum de quem procura um apartamento para morar é conseguir encontrar, em um mesmo local, o condomínio perfeito, no bairro ideal para a rotina pessoal e da família, com toda a infraestrutura, segurança e que ainda conte com a disposição e/ou quantidade de cômodos necessária para o conforto de todos.
A planta flexível é uma tendência oferecida pelas construtoras que resolve essa questão. Com ela, o futuro proprietário do apartamento se beneficia de todas as vantagens do empreendimento sem precisar abrir mão de qualquer uma de suas necessidades de moradia.
O conceito se torna possível graças ao material utilizado nas paredes que podem ser removidas em uma planta flexível, tais como concreto armado, blocos plásticos, chapas de drywall e outros.
Isso garante uma remoção segura, sem qualquer comprometimento da estrutura do imóvel ou da parte elétrica e hidráulica, essas últimas projetadas de modo que não sejam impactadas com as modificações.
Quais os benefícios da planta flexível?
Já que você entendeu como a planta flexível é uma estrutura que está em alta, é hora de conhecer mais benefícios sobre ela. Confira!
Exclusividade
Um apartamento criado a partir das possibilidades oferecidas pela planta flexível se torna um projeto único. Por mais que outros imóveis no condomínio tenham a mesma metragem, nunca haverá dois com a mesma disposição de cômodos.
Conforto
A planta flexível deixa o imóvel muito mais confortável, pois permite criar espaços que atendam pontualmente as necessidades dos moradores. Com essa tendência é possível aumentar a quantidade de cômodos para atender famílias que estão crescendo, ou diminuir, contemplando aquelas cujos filhos já estão saindo de casa, ou mesmo moradores independentes.
Personalidade
Além da decoração, qual a melhor maneira de deixar um apartamento exatamente com o seu estilo? Modificando a disposição dos cômodos! Assim, quem prefere espaços amplos e abertos, consegue atender a esse gosto com facilidade. O mesmo vale para quem prefere dividir os ambientes, limitando com elegância e funcionalidade cada espaço.
Como tirar o melhor dessa tendência?
As possibilidades que uma planta flexível oferece são diversas — só como curiosidade, é interessante você saber que alguns projetos permitem mais de 10 configurações diferentes para cada imóvel!
Quer saber algumas possibilidades que você pode aplicar no seu apartamento com essa tendência? Veja:
- transformar uma cozinha simples em cozinha americana, integrando-a a sala;
- ampliar a sala de estar com a eliminação de um dormitório;
- transformar um dormitório em home office, ampliando ou diminuindo o espaço, de acordo com a sua necessidade;
- unir dois cômodos e transformá-los em uma suíte master com closet;
- deixar o apartamento em conceito aberto.
Ou seja, a planta flexível é a melhor maneira de ter em um único lugar tudo o que o empreendimento oferece para você e para a sua família, garantindo um apartamento com a disposição e quantidade de cômodos ideais para suas necessidades e estilo de vida.
Além do conforto e da exclusividade, essa tendência é a mais segura. Afinal, ela não compromete a estrutura do imóvel, além de ser fácil de ser colocada em prática.
Achou interessante? Quer ter acesso a mais sugestões e orientações como esta? Então assine nossa newsletter, assim, sempre que postarmos novos conteúdos, você receberá diretamente no seu e-mail.