Qual o melhor revestimento para a sua reforma? Veja aqui!
Reformar um imóvel requer tempo e dedicação. Além disso, é primordial o planejamento e organização para que a sua rotina não seja impactada. Portanto, trouxemos várias dicas para a sua reforma, incluindo o uso de porcelanato, já que este revestimento é super versátil e tem um ótimo custo benefício.
Leia mais abaixo!
Ainda tem dúvidas sobre a reforma?
Como dissemos, o processo da reforma precisa ser bem pensado e calculado, levando em consideração todas as necessidades da família, seu planejamento financeiro e também a sua rotina. Pensando nisso, trouxemos algumas perguntas que você deve se fazer para se certificar de que precisa, realmente, de uma reforma.
- O imóvel realmente não combina mais com a personalidade da família?
- Quando você chega em casa, não se sente confortável ou em paz?
- O imóvel atual está alinhado com as suas necessidades e com a sua rotina?
- O apartamento apresenta problemas que afetam diretamente o seu bem-estar?
- Acredita que o imóvel precisa ser reparado para que problemas futuros não ocorram?
- Pretende vender o apartamento e quer valorizá-lo?
Se essa é a sua realidade atual, a reforma será uma decisão bem pensada. Lembrando que para resultados positivos, nem sempre é necessário uma reforma muito grande. Muitas vezes, uma obra mais pontual, como a troca de um revestimento, é capaz de renovar os ares e melhorar a qualidade de vida de todos os membros da sua família.
Dicas para uma reforma sem dor de cabeça:
- Primeiramente, defina um objetivo dessa reforma
- Estabeleça um teto máximo para o quanto quer gastar
- Crie um cronograma para os dias que os profissionais forem reformar o seu imóvel, para que a sua rotina não seja impactada.
- Não faça tudo de uma vez e não centralize o problema em si.
Qual o melhor revestimento para a minha reforma?
Após definir todos os seus objetivos para essa reforma, agora é escolher qual revestimento que melhor atende suas necessidades. Sabemos que essa escolha não é uma tarefa simples, principalmente por causa da infinidade de materiais disponíveis no mercado. Então trouxemos algumas opções:
- Pastilhas: é mais comumente utilizado no banheiro e na cozinha;
- Madeira: prático e confortável. Mais utilizado como painel para salas;
- Cimento queimado: pode ser usado em alguns ambientes, quer seja na parede ou no chão.
- Cerâmicas: bem versátil e pode ser usado em todos os ambientes
- Porcelanato: um dos revestimentos mais sofisticados e versáteis!
Por que escolher o porcelanato como revestimento?
Para saber se o porcelanato é a melhor opção para você, vale levar em conta as suas preferências e de seus familiares, o custo benefício, as configurações do ambiente e a harmonia visual com o projeto como um todo.
O porcelanato é muito vantajoso porque:
- Adaptável a diversos ambientes, podendo revestir áreas internas e externas;
- Alta durabilidade;
- Versatilidade: pode ser usado tanto em pisos, paredes, como em cubas e bancadas;
- Capacidade de imitar outros materiais, como mármore, cimento e madeira;
- Disponível em variedade de tamanhos, formatos, cores e texturas;
- Fácil instalação e manutenção;
- Altamente resistente a riscos, manchas e é fácil de limpar;
- Pode ser facilmente reposto, devido ao tamanho padrão das peças;
- Ideal, também, para quem mora em regiões mais quentes ou apartamentos mais fechados, já que é um piso frio.
Conheça os mais variados tipos de porcelanato
Quando se fala em porcelanato, é comum pensar que só exista um tipo de revestimento. Mas a verdade é que o material está disponível em diversas configurações, as quais se diferenciam pelo aspecto, textura e acabamento
- Porcelanato natural: não recebe nenhum acabamento ao final da produção, tendo um aspecto mais fosco. É bastante resistente e pouco escorregadio. Indicado para ambientes molhados e espaços com grande circulação de pessoas.
- Porcelanato acetinado: menos brilhoso e mais fosco. É um pouco escorregadio, mas possui alta resistência.
- Porcelanato esmaltado: este pode ser brilhante, fosco, liso ou até áspero. Tudo isso devido à camada de esmalte aplicada que pode modificar o acabamento. Se atente ao PEI, índice que determina a resistência do material, e verifique para qual cômodo é mais indicado. Quanto maior for o PEI, entre 1 a 5, maior será a resistência do esmalte.
- Porcelanato EXT: possui uma textura mais bruta, ideal para ambientes externos devido ao seu acabamento forte e abrasivo. Não escorrega e é impermeável.
- Porcelanato polido: possui um brilho intenso, além de uma textura mais lisa devido ao polimento e uma camada extra de proteção. É escorregadio e resistente à água. Porcelanato Struturato: é ideal para áreas molhadas, como dentro do box do banheiro devido à sua superfície levemente abrasiva e um acabamento mais forte.
Quais ambientes posso reformar com porcelanato?
Praticamente qualquer ambiente pode ser reformado com porcelanato, mas para saber qual modelo do revestimento é a melhor escolha, leve em consideração as necessidades dos moradores, o que eles esperam com a reforma e se o ambiente é interno ou externo.
Usar o mesmo tipo de porcelanato em toda a residência pode ser um risco, pois ele pode ter um ótimo desempenho em alguns ambientes e um resultado não tão bom em outros. Até mesmo dentro de um mesmo cômodo, como o banheiro, pode ser necessário escolher acabamentos diferentes do revestimento, uma vez que as condições dentro do box são diferentes das existentes no restante do ambiente, por exemplo.
Para te ajudar a escolher o tipo de porcelanato mais adequado para cada ambiente, separamos algumas dicas:
Porcelanato na cozinha
Em um projeto de cozinha gourmet, o porcelanato struturato, o acetinado e o esmaltado são boas opções de revestimento, uma vez que não são escorregadios.
Nesse ambiente, o porcelanato não é indicado apenas para revestir o piso, mas pode ser usado também nas bancadas em substituição ao mármore e ao granito. O revestimento é fácil de limpar, possui boa resistência contra riscos e manchas, além de suportar altas temperaturas. Portanto, não há problema em utilizar o material perto de fornos.
Para um resultado ainda mais moderno, experimente usar o mesmo tipo de porcelanato no piso e na lateral da bancada, criando a ideia de continuidade.
Porcelanato no banheiro
No banheiro, o porcelanato esmaltado também é uma boa sugestão. Esse tipo de revestimento não é escorregadio e possui alta resistência a manchas, algo muito importante num ambiente em que o uso de maquiagem e cosméticos é constante.
Para um banheiro sofisticado e moderno, revestimentos que imitam mármore ou madeira são as opções mais indicadas.
Porcelanato no quarto e na sala de estar
Com brilho discreto e textura agradável, o porcelanato acetinado é a melhor escolha para quartos e salas. Além de muito bonito, esse tipo de revestimento é fácil de limpar e possui resistência a riscos. Por outro lado, o modelo acetinado costuma ser escorregadio, por isso, deve ser evitado em ambientes que fiquem próximos a áreas molhadas.
Em relação ao aspecto do porcelanato, aqueles revestimentos que imitam mármore são ideais para quem está em busca de ambientes sofisticados. Se o objetivo for aconchego, os revestimentos tipo madeira são os ideais. Mas se o intuito for deixar o apartamento mais moderno, o porcelanato que representa cimento queimado é imbatível.
Porcelanato em áreas externas
Para as áreas externas do apartamento, como jardins e varandas, os porcelanatos esmaltados são a melhor opção por serem menos escorregadios e oferecerem um aspecto mais rústico, condizente com o ambiente.
O porcelanato EXT também é indicado para os ambientes externos, uma vez que esse tipo de revestimento possui uma superfície abrasiva, resistente às variações climáticas e não escorrega. É possível combinar o material com projetos de paisagismo e garantir espaços de relaxamento dentro do próprio lar.
Seja qual for o ambiente reformado com porcelanato, é importante ter em mente que os revestimentos claros dão a sensação de amplitude e permitem variadas combinações com móveis e peças decorativas. Já os porcelanatos escuros, apesar de deixarem o apartamento com um aspecto moderno, exigem que o morador suavize a cor forte com peças mais claras, para equilibrar o ambiente.
Em apartamentos pequenos, pode ser uma boa ideia revestir o imóvel todo com o mesmo tipo de porcelanato, pois a continuidade gerada fará com o que o ambiente pareça maior do que realmente é. Neste caso, você pode optar por modelos mais naturais com acabamento fosco e assim usar em toda a casa.
A escolha é sua!
Como dissemos, é importante que antes mesmo de pensar em reformar o seu imóvel, você se planeje e se atente às necessidades da sua família e às características do seu imóvel.
Após isso, você já pode escolher qual tipo de revestimento é melhor para o seu lar! A nossa sugestão é seguir com o porcelanato, já que esse revestimento é muito versátil e você pode inseri-lo em todos os ambientes do seu imóvel, sem abrir mão da sofisticação, conforto e muito menos da facilidade em limpá-lo no dia a dia.
Se ainda está com dúvidas se o porcelanato é realmente a melhor escolha, faça o nosso quiz de estilos de decoração e confira se esse revestimento combina com a sua personalidade! Clique abaixo.